Cidades

Posto do Detran disponibiliza livros gratuitos no Rio

Imagem ilustrativa da imagem Posto do Detran disponibiliza livros gratuitos no Rio
|  Foto: Foto: Divulgação/Detran
O ônibus-biblioteca também disponibilizará livros em braile e cadeira de transbordo para cadeirantes e pessoas com dificuldade de mobilidade. Foto: Divulgação/Detran

O Detran Rio, dando apoio à cultura, cederá um espaço no posto Aerotown, na Barra da Tijuca, para receber o projeto itinerante “Livros nas Praças”, nesta segunda-feira (14). Em um ônibus-biblioteca, o leitor terá acesso a um acervo de mais de 2 mil livros, de forma totalmente gratuita. O atendimento será das 10h às 16h. Para retirar o livro, por empréstimo, a pessoa deve apresentar carteira de identidade, comprovante de residência e fazer um cadastro na unidade móvel. O leitor poderá levar até dois livros emprestados. 

“Nossa intenção é incentivar a prática da leitura. Além de ampliar o conhecimento e melhorar a escrita, pesquisas comprovam que a leitura aumenta as conexões neurais, fazendo com que o cérebro funcione melhor, inclusive estimulando a criatividade e o desenvolvimento intelectual”, ressalta o presidente do Detran.RJ, Adolfo Konder.

O ônibus-biblioteca também disponibilizará livros em braile e cadeira de transbordo para cadeirantes e pessoas com dificuldade de mobilidade. Na sexta-feira (18), o ônibus-biblioteca estará em frente à sede do departamento, no Centro do Rio, levando cultura ao local. 

“Nesta pandemia, o empréstimo de livros na biblioteca sobre rodas aumentou 40 %. Os livros nos levam a diferentes lugares quando precisamos ficar onde estamos", afirma Cristina Figueiredo, idealizadora e diretora do projeto ônibus-biblioteca Livros nas Praças.

Sobre o projeto 

O projeto “Livros nas Praças” iniciou suas atividades em novembro de 2012 e vem visitando, principalmente, comunidades carentes. Cerca de 330 mil leitores, de todas as idades, já passaram pelo ônibus-biblioteca. Endereços: Posto Aerotown - Av. Ayrton Senna, 2541, Barra da TijucaSede do Detran - Av. Pres. Vargas, 817, Centro

< Nascidos em setembro podem sacar auxílio nesta segunda Estado anuncia antecipação do pagamento do 13º salário <